Hospital Regional Hans Dieter Schmidt recebe doação de cadeira de rodas especial |
Educação de Joinville firma parceria com Bombeiros Voluntários
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Projeto "Cidadão do Futuro" proporciona aos alunos atividades no contraturno e formação cívica
Na última quinta-feira (1), a Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville e o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade celebraram uma parceria pioneira ao assinarem o Termo de Colaboração para a execução do projeto "Cidadão do Futuro". Este novo modelo de escola cívico-militar, que agora conta com a participação ativa dos Bombeiros Voluntários, foi oficializado por meio da publicação do documento no Diário Oficial do Município.
A parceria estabelece o desenvolvimento de atividades no contraturno escolar pelos bombeiros e por militares contratados por eles na Escola Municipal Presidente Castello Branco, situada no bairro Boa Vista.
Diego Calegari, secretário de Educação, ressaltou a importância da colaboração com os Bombeiros Voluntários: "Os Bombeiros Voluntários são uma instituição com história centenária em Joinville e chegam para acrescentar ao trabalho já desenvolvido na escola. Será uma parceria para oferecermos ainda mais oportunidades aos nossos alunos com atividades no contraturno."
O projeto "Cidadão do Futuro" oferecerá uma ampla variedade de atividades, incluindo oficinas de tênis de mesa, xadrez, vôlei, basquete, futsal, fanfarra escolar, clube de leitura, reforço inicial, patrulha do verde, clube de ciência, valores e momento cívico.
Os alunos também terão a oportunidade de participar do programa Brigadista Mirim dentro da escola, envolvendo o desenvolvimento de conhecimentos sobre prevenção de incêndios, técnicas de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, voluntariado e trabalho em equipe.
As inscrições para os alunos da Escola Castello Branco participarem das oficinas no contraturno serão abertas após o início do ano letivo, com as atividades previstas para iniciar em fevereiro.
O projeto "Cidadão do Futuro" surge como uma reconfiguração após a interrupção do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, mantido pelas Forças Armadas, levando a uma colaboração inovadora entre a Secretaria de Educação, os militares e os Bombeiros Voluntários para criar uma proposta que visa o desenvolvimento integral dos alunos, com foco na formação cívica e atividades enriquecedoras no ambiente escolar.
Deixe seu comentário